quinta-feira, 26 de junho de 2025

Novo Material: Apostila Professor de História Vale Real RS 2025

Conquiste sua aprovação com um material de qualidade! As apostilas do Domina Concursos são atualizadas, práticas e completas, garantindo uma preparação eficiente e assertiva para o seu concurso.

O concurso público, organizado pela banca da Legalle Concursos, representa uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes perfis, uma vez que disponibiliza um total de 24 vagas mais a formação de Cadastro Reserva destinadas ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Além disso, as remunerações oferecidas são altamente competitivas, podendo atingir valores atrativos de até R$ 3.657,64. Ademais, por abranger diversas áreas, o certame amplia ainda mais as possibilidades para candidatos com formações variadas.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

Língua Portuguesa: 1. Leitura e compreensão de textos: assunto, estruturação do texto, ideias principais e secundárias, relação entre as ideias, efeitos de sentido, figuras de linguagem, recursos de argumentação, informações implícitas (pressupostos e subentendidos), coesão e coerência textuais. 2. Léxico: significação de palavras e expressões no texto, substituição de palavras e de expressões no texto, estrutura e formação de palavras, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. 3. Aspectos linguísticos: relações morfossintáticas, ortografia (emprego de letras e acentuação gráfica, sistema oficial vigente), relações entre fonemas e grafias, flexões e emprego de classes gramaticais, vozes verbais e sua conversão, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase), pontuação (regras e implicações de sentido), coordenação e subordinação (emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos).

Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Pensadores da educação e história da educação. 2. Elementos da prática pedagógica: planejamento escolar e de aula, currículo, regimento, metodologias de ensino, projetos, avaliação, formação docente, técnicas didáticas. 3. Teorias do conhecimento e da aprendizagem em suas diferentes abordagens e concepções pedagógicas: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. 4. Projeto político-pedagógico e proposta pedagógica da escola: gestão democrática. 5. Tipos de conhecimento, os estágios do desenvolvimento cognitivo, competências e capacidades, inteligências múltiplas, o lúdico na educação. 6. Educação inclusiva, dificuldades e transtornos de aprendizagem, recursos tecnológicos e educação, metodologias ativas. 7. Legislação: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Lei Federal n° 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); Lei Federal n° 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei Federal n° 13.146/2015 (Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência); Lei Federal n° 10.639/2003 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana); Lei Federal n° 13.722/2018 (torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil).

 

Conhecimentos Específicos
(Conforme solicitado pelo Edital 2025)

1. Atribuições do cargo; ética no serviço público. 2. Pré-história: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. 3. História Antiga: o surgimento da civilização; civilização egípcia; civilização hebraica; civilização grega; civilização romana; política, sociedade e cultura no período medieval; modos de produção na história da humanidade. 4. História Moderna: a expansão marítima europeia; revolução comercial; formação das monarquias nacionais; mercantilismo; conquista e colonização da América; o Renascimento Cultural; Reforma Religiosa; Contrarreforma; absolutismo; iluminismo; independência dos EUA; intolerância política – impacto das ações terroristas no mundo, os movimentos de guerrilha, a atual política norte-americana e a luta contra o terrorismo. 5. História Contemporânea: a Revolução Francesa; era napoleônica; Revolução Industrial; doutrinas sociais do século XIX; o imperialismo e o neocolonialismo do século XIX; Revolução Russa; Primeira e Segunda Guerra Mundial; período entre guerras; Guerra Fria; desintegração do socialismo; conflitos no Oriente Médio; nova ordem mundial. 6. História do Brasil: Brasil Colonial – aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais; a crise do sistema colonial e o processo de independência; Brasil Monárquico – Primeiro Reinado, Período Regencial, Segundo Reinado; Brasil Republicano – República Velha, Era Vargas, República Liberal Populista, Ditadura Militar, Redemocratização, Brasil na atualidade. 7. História do Rio Grande do Sul: sociedade indígena e missioneira; período colonial, período imperial, período republicano; o RS na atualidade. 8. Relação entre a sociedade, economia e o meio ambiente, em diferentes momentos da história do povo do mundo e do Brasil. 9. A história do ensino de História no Brasil e as propostas curriculares para o ensino de História nos anos finais do ensino fundamental: planejamento, metodologia e avaliação; marcos legais – Lei n.º 9.394/1996, Lei n.º 10.639/2003, Lei n.º 11.645/2008, Base Nacional Curricular Comum – História 5ª a 8ª série, Multieducação e Orientações Curriculares de História. 10. África e Ásia: aspectos geográficos, políticos, econômicos, culturais e religiosos dos países asiáticos e africanos – da origem à atualidade. 11. Conflitos no mundo árabe: confronto entre palestinos e israelenses – passado e presente; resistência e lutas pela independência das nações africanas; guerras entre as nações africanas no período pós-colonial. 12. Corpo teórico-conceitual da História: concepções historiográficas, métodos, conceitos fundamentais, fato histórico e noções temporais; as fontes históricas; teorias da história e as metodologias de pesquisas; os caminhos para estudar, ensinar e compreender a história; conceitos de práticas e propostas pedagógicas relacionadas ao conteúdo de história. 13. História do município e sua relação com a história do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul. 14. Didática e prática do ensino de História: análise de historiografias e diretrizes legais, metodologias e processo de formação profissional.

“NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO QUALQUER REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA OU AUTORES PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU BÁSICO NESSE MATERIAL”

Apostila Concurso Professor de História Vale Real RS 2025

Apostila Professor de História Vale Real RS 2025

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